quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Dirigir em Omã – Como estacionar o Carro

 O motorista omani não é dos melhores... e aqui em Sohar, é na beira da estrada... com as roundabouts... ainda anão cheguei a ver acidente, mas já vi carros batidos por aí...

Nos estacionamentos dos supermercados é cada um por si... criam vagas, ignoram sinalizações e largam o carro de qualquer jeito... muitas vezes ligado para manter o ar condicionado... Como todos aqui já sabem dos 'bons costumes locais' para estacionar, tem vário carros que colocam uma tira de borracha na porta, para não bater a porta no carro vizinho.

No meu prédio, tem 16 apartamentos... 4 vagas cobertas, onde quem chegar antes usa... não são determinadas... e tem vagas fora do prédio, na frente.

Aqui não tem problema com a segurança do carro que fica fora, o problema de parar fora é o sol... por que mesmo as 8 da manhã a temperatura já beira os 40°C. Então sempre tento parar no coberto.

Como falei, são 4 vagas, duas vagas 'simples' (entre pilastras) e duas vagas juntas.

É fácil estacionar... a entrada é estreitinha, mas as vagas são em 45°, assim que termina a curva para entrar na garagem é só virar para o outro lado e já entrar nas vagas... mamão com açúcar... sem stress...

Mas...

Não é tão simples assim...

Tenho um vizinho, omani, que acho que não gosta muito das convenções... como aqui tem muito indiano, e mesmo no prédio tem indianos e gente de Singapura, os omanis, sem generalizar, tem uma certa postura xenófoba de superioridade (isso não acontece junto aos brasileiros, conosco são sempre muito amáveis e prestativos, claro, se souberem que somos brasileiros, por isso é sempre bom soltar alguma coisa sobre o Brasil para eles saberem com quem estão falando). Então, esse meu vizinho, que não tem um carro pequeno, gosta de parar o carro de uma forma diferente...





Pra que parar o carro de uma forma correta? Esse cara que aparece na foto é o porteiro noturno... fui reclamar com o cara... que catzo é isso! Mas o cara não entende muito bem inglês e não pode fazer nada... ele é 'indiano'... não vai passar um pito o omani... Mas já que é assim, eu vou parar meu carro nessa meia vaga que sobrou... o cara que se vire pra sair amanhã...



E assim parei meu carro... eu conseguirira sair da vaga sem problemas, mas o cara teria um pouco de dificuldade...

Infelizmente eu não descobri por que eu saí pra trabalhar no dia seguinte antes que ele...

Mas tudo bem... Cheguei no trabalho e fui falar com os brasileiros... falaram que isso é normal... mesmo em prédios com vagas definidas eles não respeitam...

Tem aquele ditado né, "chumbo trocado não dói".




Parei o carro assim ontem... e chamei o porteiro... quando ele viu, começou a gargalhar... ele se divertiu com isso mais do que eu... e me apoiou... falou que eu estava certo...

Mas meu plano maligno revanchista não deu certo por que eu acabei saindo a noite e o cara não tinha chegado ainda... quem sabe numa próxima vez eu dou sorte!

3 comentários:

Juju disse...

Pelo visto omanis nao gostam de indianos, chineses arabes tambem nao curtem... eu entrei para a lista com alguns brasileiros...

O Gu ficaria louco com essas vagas...

Tales disse...

Nossa!

Tava lendo atento o seu post, qdo cheguei na 3a foto... ahuahuhau

Acho que fiquei rindo sozinho uns 5 minutos!

Mandou muito bem! AHUAHUAHUA!!

peixe disse...

Da proxima vez eu pego ele! ainda não nos encontramos de novo na garagem... volta e meia o cara some...