sábado, 23 de outubro de 2010

Man in Oman! @ Dubai! - Complemento

oHoje testarei uma outra abordagem na postagem... tentarei ser "multimidiático"" misturando as histórias com fotos e textos... e já aviso que vai ficar longo!

Semana passada eu fui para Dubai. Estava para chegar dois novos brasileiros da minha empresa para trabalhar na obra, e são montadores, não sabem falar inglês... então, para não ter problema de se perderem e irem parar em algum lugar longínquo do Oriente Médio, fui lá para encontrá-los no aeroporto.

A primeira 'possibilidade' era eu apenas ir de Oman e ficar esperando eles no aeroporto de Dubai até a hora de voltar... Recusei isso com todas as minhas forças... ir lá pra passear só no aerporto??? Negativo! Vi num site hotéis baratos, arrumei uma passagenzinha boa de ida e volta... mais ou menos 1000 reais tudo... Viagem internacional para Dubai de ida e volta... as vezes esse é o preço de uma Ponte Aérea Rio-SP, quando não é mais caro!

Brasileiros tem uma certa dificuldade para ir aos Emirados Árabes Unidos (esse é o nome do país que está a cidade de Dubai... quem joga Master™ sabe disso... mas só pra deixar claro... assim como Omã também é um país... aqui não é apenas 'Azarábias'!), precisam de um visto, e o visto é muito caro, e além do visto, alguém de Dubai deve ser o 'sponsor' da visita. Para portadores de passaporte suíço, como eu sou, não há necessidade de visto... suíços têm permissão de passar 30 dias nos Emirados, sem pagar nada por isso...

Então, finalmente eu pude estrear meu passaporte suíço!

Cheguei na imigração... 'Alsalammaleicon!' educadamente eu disse para o oficial.... (eu normalmente não falo isso, eu tenho vergonha... mas outro dia eu falei com um omani da Vale e ele ficou todo feliz... então, passei a incorporar essa saudação ao meu vocabulário) "Maleiconsalam" respondeu o oficial... e engatou um árabe... Implorei: 'No Arab, English'. E ele ficou meio que emputecido com isso... "você só sabe falar isso em árabe?" Sim! Ué! Só sei falar isso! Não é nada fácil a língua! E sei falar obrigado também, mas ainda não tinha o que agradecer... Deve ser essa barba... as pessoas acham que sou árabe... tenho que me barbear... Nisso o oficial começou a encrencar na minha... "mas é novo o passaporte? Não tem carimbo... Tá vindo de onde? O que vai fazer em Dubai? Vai ficar hospedado onde? Quantos dias vai passar? Vai pagar como?"... colocando pressão... parecia que eu estava fazendo algo errado! Quando falei que estava vindo de Oman, ele me perguntou: "Mas cadê o carimbo de Omã!?" Está no meu passaporte brasileiro, respondi... "Você têm dois passaportes???" Tenho ué! É meu direito! Está tudo de acordo! Com a cara fechada, o oficial carimbou o meu passaporte... e eu disse 'Shukran' que é obrigado em árabe... pronto, usei todo meu repertório de árabe!

Ufa... beleza... agora tudo resolvido... NOT!

Fui passar no Raio-X... o policia me parou... quis ver meu passaporte... tive que responder praticamente as mesmas perguntas... mas ele não ficou satisfeito, chamou outro segurança e me levou para o reservado para revistar minha mochila. Revira tudo... "muita roupa para passar dois dias." Realmente, vacilo meu... como eu iria ficar um dia depois em Muscat, deixei todas as roupas na mochila, em vez de deixar no carro e levar só as coisas da viagem... 'My clothes' (agora já não speako mais inglês... vou ficar quieto e falar só o essencial...) ele zoou minha mochila inteira... não arrumou, mas me liberou... ufa! Finalmente entrei em Dubai!

Fui pegar um taxi no aeroporto e vi uma coisa muito curiosa... tem taxis para homens e casais e taxis exclusivo para mulheres, pintados de rosa e com uma mulher no volante... não tirei foto por que estava tudo revirado dentro da mochila, e estava crente que veria de novo... mas não vi... ficou só na lembrança...

Fui para o Dusit Princess Hotel, bem perto do aeroporto, do lado de um Shopping Mall e de uma estação de Metrô. Tinha feito e pago a minha reserva no Agoda (excelente site para buscar hotéis nessa parte do mundo) e estava tranqüilo... Apresentei os papéis, os documentos.... queriam um cartão para fazer o calção... que seria cancelado depois... ok, aqui está o Visa... "Please sir, the PIN number" que PIN number??? Não tenho senha desse cartão!!! É de assinar!!! Ok... vamos tentar outro cartão... Diners club... não passou... essa porra de Diners quase não passa em lugar nenhum aqui... mas ainda tinha um cartão de débito.... o Visa Travel Money... mas como é de débito eles não aceitaram... bem... ferrou... deixei 100 dolares de calção... em cash... uma nota em cima da outra... mas estava tudo resolvido no final... posso finalmente me acomodar e dizer que oficialmente estou em Dubai!

Depois de tudo isso, já eram quase 9 da noite... tomei um banho e ensopei todo o banheiro... aqui nesses lugares, não tem Box ou cortina... os chuveiros normalmente tem banheira mas nada de aparador da água... e fui passear... no hotel a net era absurdamente cara... mas do lado do hotel tinha um coffee shop com net free... fiquei lá tomando café só pra poder usar a net... Passei no shopping... City Centre Mall... gigante o shopping... muito legal... e chegou a hora de ir pra balada… voltei pro hotel para pegar diretrizes…

Me indicaram o Zinc Club.. no hotel Crowne Plaza... e fui pra lá...

Cheguei, dois negões gigantes eram os bouncers do lugar... de deixar qualquer segurança do Brasil no chinelo... e fui barrado... Só podia entrar quem era da Etihad Club (tipo um clube de milhagens), casais, mulheres sozinhas ou 'Faces'... como estava sozinho não pude entrar... liguei pro cara do hotel pra reclamar... porra! Me mandaram pra cá e eu chego aqui e não posso entrar! Ele me deu uma idéia e fui tentar de novo... Falei com o negão-mor... "Fera, seguinte... você sabe que estou aqui sozinho... você pode me deixar entrar ou eu fico aqui esperando alguma mulher sozinha aparecer e entro como casal... não sou daqui, sou turista do Brasil e gostaria de conhecer o bar (N.E.: Calma Rosana! Já conversamos sobre isso... sem stress! É você quem eu quero) "Brazil?" e me deixou entrar sozinho... sem nem mesmo pagar a entrada...

O lugar era legal, lindo... mas estava vazio... começou a chegar gente uma hora depois, eram por volta da meia noite e meia... e só modelos... só mulheres lindíssimas e homens preza tbm... pareciam que estavam saindo de um catálogo de moda... o som era flashback dos anos 70... não estava muito legal... fui tomar meu jack saideira pra ir embora logo, quando eu viro pra sair do bar, eu trombei com um 'peito de aço'... bicho, era um americano, gigante de forte... porra, eu não sou baixo... e bati o rosto contra o tórax do cara... forte pra carai e com a orelha deformada... brinquei com o cara pedindo desculpas, pelamordedeus, não queria machucá-lo... o cara riu e levou tudo na boa... é um americano que veio pro campeonato de MMA (22 de outubro teve um MMA em Abu Dhabi) mas não sei se o cara era lutador, torcedor ou era segundo de algum lutador... mas beleza... tomei meu Jack e estava indo embora... aí o DJ toca The Message do GrandMaster Flash... porra... tinha que curtir essa música... e mandou uma sequencia muito boa que me fez ficar mais no lugar, incluindo ghostbusters theme song, cantaloupe island entre outras... aí eu curti... estiquei a balada... fiquei dançando lá no meu canto...

Como ia ter muita atividade no dia seguinte, encerrei o expediente e voltei pro hotel... um pequeno problema... não tinha taxi no hotel... só O taxi do hotel... um Lincoln preto mega luxuoso!! 'Not for me! Tourist... from Brazil! Too expensive' e o bellboy: "Brazil!!! No Boss… I will charge you 40 dirhans" … Come era o unico taxi, e eu tinha pagado 30 pra chegar lá, me dei a esse luxo... e fui patrão até o meu hotel...

Fui dormir por volta das 3 da manhã, e 7 e meia estava de pé... o café da manhã do hotel era muito caro, então iria voltar no coffee shop com net para tomar o café da manhã... mas só abria as 9 e meia... tinha essas duas horas para enrolar... fui na academia do hotel... fiz bicicleta, aquele elipse lá... remo... suei um pouquinho e fui pra piscina relaxar... Mal saberia que no final do dia iria me arrepender profundamente de ter feito esse exercício todo...

Tomei café, peguei mapas e direções, fiz o check-out, peguei as 100 doletas de volta e deixei a mochila no hotel e me mandei para o metro...

O metro era lindo... só que eu não sabia como funcionava... expliquei pro cara o que eu queria fazer e ele me sugeriu um cartão de 20dhs que daria para aproveitar o dia... e subi no metro em direção ao hotel da vela...

Complicado tudo isso, mas isso vcs poderão ver no vídeo...

Os shoppings são fodasticos, um maior que o outro, uma com mais atrações e lojas que o outro... por isso que Dubai é um pólo... as coisas são 'baratas' (na verdade, mais barato que no Brasil ou no país de origem... o que não quer dizer que seja 'em conta'), não tem árabe quase... só ocidental... os funcionários não são indianos... normalmente são filipinos, chineses, libaneses...

Bem, escrevi demais... vejam o vídeo e as fotos...




Qualquer coisa é só perguntar!

Abraços a todos!

6 comentários:

EduardoWK disse...

Nego, vc tá com uma cara de árabe... huahuahua ficou show o post!!

abssss!

Tales disse...

São qtos km da cidade onde vc ficava em Omã, até Dubai?

Não sabia essa parada da falta de box/cortinas nos banheiros... pra vc ver só como temos conforto aqui no Brasil! haha

peixe disse...

A cidade onde moro, Sohar, está 180Km distante de Dubai, mas não posso atravessar a fronteira de carro... andei 240Km na direção oposta até Muscat, e peguei um vôo de 50 minutos pra chegar.

Das cortinas, isso é pra chuveiro com banheira, no Hotel que fiquei em Muscat, no Ibis, tem box normal... aliás, bem legal o box... o chuveiro fica no corner do banheiro, e o box é um semi circulo com duas portas de correr... como se fosse uma fatia de pizza.

Gustavo disse...

E, Cata! ninguem te ensinou que gringo nao entende esse negocio de ter dois passaportes? Tem que esconder o brasileiro, hahaha!

Muito louco o video! Vou ver se eu faco alguns aqui no Canada tambem!

E da proxima vez, esquece esse negocio de "Alsalammaleicon!", manda um "VAI, CORINTHIANS!" que e bem melhor!

Texano disse...

Muito bom Peixe. Agora até minha mãe tá acompanhando o blog rs

Unknown disse...

Oiiii...
O Video ta d+++++!!!
Alias, o blog inteiro ta incrivel... parabens pela idéia e pelo jeito de postar!

Adoroooooo curiosidadessss!!!!

Bjksssssssssss.............Fe