domingo, 17 de outubro de 2010

Curiosidades 5: O jeito de se vestir

Eu não saquei ainda qual é que é a parada das roupas... por que os árabes usam a 'bata' ou didash brancas, cinzas ou de outras cores, por que uns usam turbante outros um chapeuzinho... mas todos os árabes são assim... as mulheres árabes, quase todas usam túnicas pretas, que eu não sei o nome, chamo todo esse tipo de roupa de 'burca'... algumas mostram o rosto, outras só os olhos, outras usam uma máscara de metal cobrindo o rosto e deixando os olhos a vista (!?) e outras até cobrem todo o rosto... não sei qual tipo de mulher (status, condição sócio-econômica ou estado civil) usa cada tipo de vestimenta. Escutei que muitas usam preto por que está na moda, afinal, aqui o preto é o novo preto! Muitas roupas tem detalhes muito bonitos em dourado ou outras cores, com pedras, strass essas coisas. Existem mulheres árabes que usam a 'burca' em outras cores, me falaram que essas são mais humildes e normalmente são do interior.


Eu sinto que existe uma tremenda falta de identidade deles, apesar de todos se vestirem iguais.... pelo menos no dia a dia, não sei em casa, eles não podem se expressar... Vendo jogo de futebol na TV, todos estão de vestido branco.... não usam camisa dos times nem nada... no máximo um chapeuzinho de cor diferente... (e tbm eu não sei de qual país é o jogo.... o narrador fala em árabe... e parece de rádio... a bola está no meio de campo e a emoção é como se o cara tivesse driblado o goleiro!, os nomes dos times são em árabes... apenas os números são ocidentais... droga! Eu só aprendi os números aqui!) E as mulheres que não usam burca, se mostram através dos lenços nos cabelos, alguns coloridos, mas sempre sóbrios... e outros pretos com detalhes bordados ou strass...





Outro dia no shopping eu vi uma galerinha diferente... era molecada, entre 16-22 anos, omanis, que estavam vestidos iguais, parecia uma mistura de Power Rangers com cybermanos.. com calças xadres e a camiseta combinando com a cor da calça (xadrez entre branco e amarelo, branco e vermelho... etc) e um bonezinho igual... era quase uma 'boys band'... sei lá... os caras estavam se expressando... mas se eu fosse um dos caras de branco eu dava um tapa na orelha e mandava os moleques botarem roupa de homem! Aprende a ser homem! Ahahah contradizendo tudo o que eu disse até agora!

3 comentários:

Custodio disse...

Ae, Peixe!

Os numeros nao sao "ocidentais", são algarismos indo-arábicos! lol

Bjunda!

Texano disse...

Ae Peixe não vai pegar fetiche na burka hein?

No mais o xadrez tá na moda ok?

EduardoWK disse...

Tá louco para assumir que comprou uma bata...