quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Curiosidades: Visitando o Hospital de Sohar


 

Tive que fazer uma visita ao Sohar Hospital outro dia... Calma! Está tudo bem comigo, foi com o menino brasileiro que chegou essa semana. Ele 'prendeu o dedo na porta'. Estava roxo e muito inchado. Pra evitar qualquer complicação, como ele mal fala português, levei ele no hospital.

Como foi um acidente ocorrido quando ele não estava trabalhando, não podia envolver as pessoas aqui, por que senão ia ter um monte de burocracia, então fui tentar descobrir em off onde era o hospital que deveria levar. Consegui a informação, e lá fui levar o menino.

Hospital público deve ser igual em qualquer lugar do mundo... confuso, funcionários não estavam muito afim de ajudar... só falavam comigo em árabe (tenho que tirar essa barba... já me deu alguns 'problemas' mas isso fica para outro post!).

Depois de alguns minutos no hospital, descobrimos que deveríamos passar pela triagem... e ficamos lá esperando a enfermeira chegar, já havia um senhor omani na sala, e ficamos fora esperando... só que além dos indianos, os omanis também não respeitam filas... estávamos na porta da sala e passou um cara por Noé entrou e ficou do lado da cadeira do senhor que estava sendo atendido. Dá raiva isso.... quando o senhor saiu, e o fura-fila sentou, falei pro menino ficar dentro da sala esperando a vez. Ok, a enfermeira sabia falar inglês... só que no hospital, só atende situações de emergência ou omanis, então teve que chamar um médico pra avaliar se a situação era de emergência ou não. Felizmente ele julgou que era de emergência... pronto, agora tenho que fazer a ficha e esperar...

O cara da recepção era outro que não estava afim de ajudar... pegou o passaporte, chamou um segurança pra ver o passaporte, guardou-o na gaveta, colocou nossa ficha de atendimento embaixo de todas as outras fichas e nos mandou esperar...

E esperamos...

Esperamos por uma hora e meia... todos os omanis que chegaram era atendidos... só ficamos nós e um senhor indiano de fora... fui falar novamente com a enfermeira, perguntei se seríamos atendidos ou por sermos estrangeiros teríamos que esperar... ela disse que já seríamos chamados... Dez minutos depois ela nos chamou...

Veio um médico, avaliou o dedo do cara no corredor mesmo e mandou fazer o raio-x, ficamos esperando para ir para a radiografia na 'sala de gesso' tinha faixas e bandagens para todos os lados... gesso sujando o chão, e aquela serrinha pra cortar o gesso, sabem? Pra sacanear um pouco o menino, falei que a serra era pra amputar se necessário, por que em países muçulmanos, se não tem jeito, corta fora... ele começou a ficar preocupado... Esperamos mais uns 10 minutos e chegou o enfermeiro...

O enfermeiro chegou com uma seringa gigante e com um sorriso nos lábios! O Moleque se desesperou... veio na cabeça dele anestesia e a serra de amputar... começou a dar um xilique... Confesso, que achei que a brincadeira poderia estar se tornando realidade... era pra fazer um Raio-X, por que tomar injeção??? O enfermeiro só falava árabe, mas de repente falou 'pain killer'. Como achei que ele não estava cantando Judas Priest (curtiu Celo's e Gustavo? Cunheço!) era só um remédio pra aliviar a dor... tentei tranqüilizar o menino mas descobri que ele tinha medo de injeção... o enfermeiro mandou ele deitar na maca e o moleque dando piti... no final ficou de pé, abaixou um pouco a calça e tomou uma apalpada na bunda e a injeção.

Eu vi a cara do enfermeiro... ele aplicou a injeção com força e gosto... estava ficando nervoso com o xiliquento... e era Voltarem, o cara falou que doeu... saiu mancando em direção ao raio-x... "fica fazendo gracinha, fica!? Tomou na bunda e agora não consegue sentar...." Fez a chapa e voltamos para a sala de gesso para esperar...

Ninguém vinha... sai na emergência procurando o médico, achei o enfermeiro e passei pra ele a chapa... ele começou a analisar... o enfermeiro... o doutor apareceu, os dois foram para o quadro de luz... parecia que o enfermeiro era o médico... conversando sobre o que tinha acontecido... já que era essa zona toda, eu fui lá também... e vi que não tinha nada quebrado (eu quebrei os dedos algumas vezes durante a minha vida de goleiro e me julgo com um pouco de experiência nisso!) e resolveram em comum acordo colocar uma tala...

Voltamos para a sala de gesso... esperamos mais 30 minutos... eu estava quase fazendo eu mesmo a imobilização do dedo do moleque... voltei pro corredor, encontrei o enfermeiro de novo e percebi que eles tinham esquecido a gente lá... ele foi fazer a imobilização... na minha opinião, ele colocou a tala do avesso... em fez de ficar a espuma para o dedo, ficou a parte de aço junto ao dedo... perguntei se estava certo, ele disse que sim... voltamos no médico, mostrou a imobilização pra ele e ele falou que estava ok.... talvez aqui seja diferente... Nos deu a receita de remédios, e nos mandou embora.

Fui na recepção pra pegar o passaporte e o cara mandou eu pagar... ok, eu pago... "mas nós não temos o valor correto, então, paga 100 OR (500 reais) antecipadamente, e amanhã você vem aqui e pega o valor correto". Pra cima de moi?? Depois de alguma discussão, deixei o passaporte lá e passaria no dia seguinte para pagar... mas não foi só isso... não conseguia sair do hospital... o médico não tinha dado os papéis de alta... voltei no médico... A essa altura, eu entrava e saía do PS de qualquer jeito... ia até as salas dos médicos, saí pra recepção, voltava lá... depois de três visitas ao médico, finalmente ele me deu a alta, a prescrição dos remédios e tudo mais... Para os Omanis, com a receita dos remédios eles podem ir na farmácia do hospital e pegar de graça... tentei fazer isso mas não deu certo... estrangeiro aqui paga todo o atendimento médico... com é isso no Brasil? Gringos são atendidos de graça?

No dia seguinte passei lá de manhã e paguei tudo... a conta deu 23,100 OR... mas ainda cheguei a tomar um chá de cadeira até conseguir pagar...

Mas agora está tudo bem... o dedo imobilizado, as contas pagas, os remédios comprados... e daqui uma semaninha ele deve estar bom já!.

Um comentário:

Tales disse...

Caralho, qta gente incompentente num post só (menos vc, é claro)! hahaha

Pra vc ver que nem tudo são flores nesses países com renda per capita alta...

Peixe, queria pedir pra vc fazer um post sobre os hábitos religiosos do povo daí, se pudesse.

Abs