quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Vai te Qatar!!! Doha!

Já falei sobre como foi no estádio... já falei sobre o jogo... agora vou falar um pouco das minhas impressões sobre Doha.

Doha é a capital do Qatar. O país é muito pequeno, é uma península no Golfo, que tem suas fronteiras banhadas pelo Golfo e encravadas na Arábia Saudita. E Só... não faz fronteiras com mais nada... Dizem que ao lado da Arábia Saudita, é o país mais rígido. A primeira constatação disso, foi no Duty Freeshop na chegada a Doha, lá não vende bebida alcoólica.


Saindo do aeroporto, a vista é quase igual de Muscat... só vejo expatriados... aqui em Oman, a predominância é de indianos, em Dubai, vi muitos 'ocidentais' e outros tantos árabes ocidentalizados (libaneses), mas no Qatar, tem a mesma quantidade de indianos quanto de 'orientais com olhinhos puxados', vindos de Hong Kong, China, Filipinas, Taipei etc.


O Hotel que fiquei, era no que eu chamei de 'Cidade Velha' onde os prédios são velhos, existe um Souq antigo, restaurado, e muitos prédios estilo 'caixotão'... como eu cheguei na quarta-feira cedo, por volta das 7 da manhã, aproveitei para andar pela região... e vi muita coisa velha, fedida... vi inclusive um 'favelão' (na verdade não era uma favela, mas um grande cortiço, com muitos prédios vizinhos estilo Cingapura de SP).

Fomos caminhar pela orla (Al Corniche) e encontramos o mercado de peixes. Os barcos dos pescadores iam chegando e jogavam todos os peixes num iglu de isopor, onde os vendedores faziam a comercialização... parecia uma feira... cada barraqueiro tinha o seu pescador. O cheiro era muito ruim... muita gente junta... ao céu aberto... não consegui ficar muito por lá... continuamos a caminhada, tomamos café da manhã (e almoço e jantar) num velho e conhecido restaurante Escoces... McDonald's e fomos fazer o reconhecimento do estádio que eu falei aqui, no post anterior.


Na quinta feira pela manhã, após um reforçado café da manhã para garantir o dia, fui até o Souq, mas estava tudo fechado... Era o feriado... fui então ao Museu de Arte Islâmica.

O Museu merece um comentário maior... Antes, uma pequena contextualização... aqui, eu li um livro (Obrigado Edu!) chamado "As Memórias do Livro, by Geraldine Brooks". Conta a história do 'Hagadá de Sarajevo', um códice judaico, e vai voltando no tempo mostrando por onde o código passou, até quando ele foi concebido. E fala bastante de costumes e religiões, judaicas, muçulmanas... o livro começa em 1996 e vai voltando até os anos de 1300, passando pelas revoluções da época e tudo mais... Agora estou lendo outro livro, que fala da História da Humanidade, da evolução da civilização, estou na parte que fala do inicio da civilização persa e do oriente médio. Por isso, o passeio no Museu foi muito legal... consegui fazer vários links e conseguindo 'visualizar' o que eu tinha imaginado lendo o livro. O Museu mostra a evolução da civilização através da arte, das iluminuras, tapetes, peças de vidro e argila... muito lindo.... Apesar da forma que eles aqui tratam os indianos, uma grande parte do Museu é dedicado a India, que foi muito importante sua influencia na cultura Islâmica. Várias peças de Shah Jahan (lembra? Aquele da musica do Jorge Ben... que amava Mumtaz Mahal... e que criou o Taj Mahal... te te te rete!!). As jóias indianas eram lindas.. toda a pedraria... muito ouro... muito bonito. Uma das áreas mais legais, era da parte da caligrafia... a caligrafia é muito linda... e o mais legal, é que os árabes aqui entendem o que os árabes do século 7 escreveram. Foi um passeio muito legal... ilustrações e peças de guerra, de Salladim... gostei muito... passei muito tempo lá.... foi a melhor parte da viagem... tanto que no dia seguinte eu voltei para ver mais um pouco. Uma grande parte do museu é dedicada a ciência... Os árabes foram responsáveis por diversas conquistas e descobertas nesse campo, tinham peças antigas (óbvio, por isso é um museu...) de Compassos, bússulas, Astrolabes... belíssimos... Abaixo algumas fotos do Museu.











mais fotos aqui


Após o Museu, fomos ao Shopping Villagio, passeio de paulista. O Villagio é um shopping novo, que fica do lado do estádio. Tentamos pagar os mesmos 20QR mas não deu... o cara pediu 40QR, bem, primeiro ele pediu 60QR). Não quis papo, então vai pelo taxímetro... o filadaputa do motorista deu várias voltas, fez um caminho totalmente diferente q quando chegamos no Mall o taximetro bateu 45QR...

O Mall não era muito legal... não tinham lojas de eletrônicos, mas tinha uma bela praça de alimentação, onde pude comer pela primeira vez uma sfiha aqui! Continuamos o passeio pelo shopping, Doha era mais caro que Muscat e que Dubai... mesmo lá não achei uma chuteira do meu tamanho... tinham as mesmas lojas chiques de Dubai, tipo D&G, Gucci e todos esses outros que eu só sei o nome. O Felipe Massa estava no Shopping... eu não vi, ele estava em Doha para ver o jogo também. Mas como não ia comprar nada, voltamos para o Hotel... já eram umas 5 da tarde.



Chegamos no hotel, e fomos pegar uma piscininha... já que tava paga, fomos aproveitar! Conversa vai e conversa vem, surgiu um enigma... o primeiro que acertar (sejam honestos, se alguém já souber não participe!!) vai ganhar alguma coisa que eu não sei ainda o que é. Tem 10 pilhas de livros com 10 livros cada. Cada livro pesa 1 kilo, exceto por uma pilha que todos os livros pesam 0,9Kg. Não dá pra perceber visualmente qual é a pilha que é mais leve, mas você tem uma balança. Claro que como é uma charada, você não pode usar a balança a torto e direito... só pode pesar apenas uma única vez. Então, com essas informações, como que você descobre a qual pilha é a mais leve? Vão pensando...


Após os enigmas e banho, saímos para jantar no Hotel Intercontinental, num restaurante Mexicano. Jantamos, a comida estava boa... tinha uma banda lá, que tocava salsa... um tecladista-vocalista, um percussão e uma backing vocal... mas era muito fraquinha a banda... mas foi bom... pelo menos tomamos uma cervejinha... em um dos poucos lugares do país que era permitido. O momento inusitado da noite foi quando um cara veio conversar comigo... Estava com uma camisa do Brasil de São Jorge, com o número 23 nas costas e escrito GUERREIRO. O cara veio falar comigo "que jogador é esse?" falando em espanhol... Expliquei que era de São Jorge "Ah! São Jorge!!! Parque São Jorge!!! Eu sou Corinthians!! Sou Camisa DOZE!!!" e começou a cantar o hino do Corinthians... Ele era Espanhol, ou melhor, ele frisou que era Catalão. Ele é o cara eu na Copa de 2010 saltou de para-quedas no campo. Ele é amigo de um Corinthiano 'ilustre' o Barcelona. Barcelona é o corinthiano que cruzou a África de ônibus para ver a copa, que volta e meia invade os campos... eu falei que conhecia o Barcelona, e ele entendeu que eu era amigo dele... acho que não falo portunhol tão bem assim... mas o importante é que ele pagou uma cerveja pra mim... Pelo Corinthians! Ele saltaria de para-quedas . Mas o Sheik não permitiu... como estão lutando para ser sede da copa, ele não deixou... deve ter se arrependido depois do gordinho que invadiu o campo. Essa cena foi engraçada... os seguranças do estádio corriam com o joelho colado... se o gordinho não tivesse cansado, ele nunca seria pego... os seguranças eram engraçadíssimos correndo. Encerramos a noite no restaurante e voltamos para o hotel... novamente um preço de taxi diferente...



No dia seguinte, eu tentei ir novamente ao Souq, mas continuava fechado... passei pela parte dos restaurantes, me lembrou muito aqueles barzinhos em Campos do Jordão... nas nada de conseguir ver as quinquilharias do Souq... Além de ser feriado, era sexta-feira... não tinha nada aberto... andei pelo meio do bairro... só com lojas de filipinos... muitas delas vendendo o DVD do Boxeador Pacquiao... que é o herói local... e voltei ao Museu.



Eu só passei pela 'Cidade Nova', onde tem edifícios ultra-modernos, espelhados... parece com Dubai... passei uma vez a noite, indo para o restaurante mexicano e uma vez de dia... mas não desci... mas deu para tirar algumas fotos!! Fotos de Doha

Assim encerrei meu passeio por Doha... não gostei muito... mas foi bom para trocar de ares da obra... estou aqui a mais de 60 dias... foi bom para a minha sanidade mental.




 

4 comentários:

EduardoWK disse...

estão menos freqüentes os posts! estamos curiosos brow? faltando menos de 1 mês para o retorno, como está a ansiedade???

estamos com saudades!!
abssss!

Reinaldo disse...

A principio a gente fica meio preocupado em ganhar "alguma coisa que eu não sei ainda o que é"....
Mas agora que eu já sei que é cerveja, passei a pensar (até usei o excel para ajudar)....
Bom, a resposta para o enigma é a seguinte:
para saber qual pilha é a mais pesada, temos que pesar juntos 10 da primeira, 9 da segunda, 8 da terceira, etc... até 1 só da ultima. Caso o resultado seja 54, a primeira pilha é a de 900 gramas, de for 54,1 é a segunda, 54,2 a terceira, e assim sucessivamente...
HEHEHEHEHE!!!! Ae André... agora paga minha cerveja!!!! Só quero ver como vc vai fazer pra arrumar mais dois latões aqui em Sohar...

peixe disse...

Cerveja eu tenho... quem guarda tem... pode passar em casa que está pago! mas traga castanha, amendoas, essas coisas para tira gosto!

Reinaldo disse...

fechou!