Voltei de viagem com o bicho pegando aqui no trabalho e não tive tempo de escrever. Vou dividir em etapas o post sobre Doha. Primeiro falarei aqui sobre a experiência no Estádio, e quando tiver mais um pouco de tempo eu falarei mais sobre Doha.
Só recapitulando, fomos para Doha por que tínhamos que renovar o visto, e aproveitamos e fomos ao Khalifa Stadium ver o jogo do Brasil, um grupo de 17 pessoas da Vale.
Chegamos cedo, e para matar tempo, resolvemos ir até o estádio para fazer um reconhecimento, fomos ver de dia e tentar entrar, tirar fotos, essas coisas. Estávamos em 4 pessoas, Carlão, Alexandre, Ronaldo e eu.
Pegamos um mapa no Hotel, e estávamos em direção da estação de ônibus para pegar um ônibus para o estádio, vimos a linha o número, estávamos prontos... mas no meio do caminho paramos num ponto de ônibus par checar se estava tudo certinho mesmo. Um taxi parou.
Falou que como era feriado (esse dias eram de feriado religioso, o Eid Mubarak, que eu não sei o que significa, mas é o dia que tem aquela peregrinação a Mecca para dar 7 voltas ao redor de uma caixona preta que eu não sei o que tem dentro), e por ser feriado, os ônibus estavam em menor número, mas por 80 Qatar Rials ele nos levava pro estádio. Agradecemos e continuamos seguir para a estação de ônibus, ele buzinou, nos chamou... agora o preço era 60, conversa daqui, conversa de lá, pagamos 20 rials.
Chegamos no estádio e estavam fazendo a preparação do 'em torno' a noite teria show, gincanas, bares que não vendem cerveja... tinha um estúdio de uma TV do Qatar entrevistando o Lazaroni... fomos dar uma volta pelo local. O estádio é muito bonito, é uma construção bem legal, ao lado dele, tem uma torre gigante de vidro, que será um hotel modernoso. Demos uma volta de 360° no estádio, e vi que tinha uma porta aberta, que iria diretamente para o campo. Como quem não quer nada, fui entrando para tirar fotos... nisso chegam 3 seguranças, berrando, que não podia e tudo mais... 'calma seu policia! Eu sou brasileiro! Só quero tirar fotos!' aí eles pegaram um pouco de leve, mas não deixaram eu entrar... explicaram que estava sendo feita uma inspeção pela policia no estádio, par garantir a segurança de todos... ok então! Mas mesmo assim, consegui tirar algumas fotos. O Sheik de lá, está investindo pesadamente para que o Qatar seja escolhido sede da Copa. Por todos os lados estavam pedindo apoio para isso, Comercial com o Zidane pedindo apoio...
Com o reconhecimento do estádio, chegamos a um dilema, ou voltávamos par ao hotel para tomar um banhinho, descansar um pouco e voltaria para o estádio para podermos participar da festa do pré-jogo, ou voltaríamos para o hotel, dormiríamos e viríamos com o ônibus da excursão as 17 horas. Como estávamos virados, pois trabalhamos na terça, fomos para Muscat, 2 horas e meia de viagem, chegamos lá no aeroporto era 1 e meia da manhã, nosso vôo era as 5 da manhã, e por tudo isso o cansaço já estava batendo, resolvemos fazer a segunda opção.
17 horas era o horário combinado com a agencia de turismo que nos levaria de ônibus até o estádio. Só que atrasou... nesse lugar aqui tudo atrasa.. tudo é devagar... 17:30 ligaram para o motorista do ônibus. "Estou chegando! Fiquem calmos, o jogo é só as 20 horas." Porra! Sabemos que o jogo é as 8 da noite! Mas se você marcou as 5, chegue as 5! Se fosse chegar mais tarde que marcasse mais tarde! Resumindo, o ônibus chegou no hotel 15 para as 6.
Pegamos um puta transito para chegar no estádio. E o motorista era muito braço... dava pra ir pela paralela, mas ele ficava no transito. Depois foi um parto para estacionar o carro. Chegamos em cima da hora.
Tudo era muito bem organizado... com um entrada para cada setor, e dentro do setor uma entrada para cada quadrante. O estádio era muito bonito por fora, e dentro também. Falaram que nossos lugares seriam na lateral do campo, entre a área e a linha de fundo. Mentiram! Ficamos atrás do gol, na segunda fileira, como se fosse a geral mesmo. As placas de publicidade cobriam a visão da linha de fundo. Mas tudo bem... é Brasil e Argentina amigos!
essa era a minha visão do campo |
Na apresentação dos jogadores, quando o locutor falava a escalação, os árabes vibravam com os nomes famosos (Dani Alves, Robinho, Ronaldinho Gaúcho, Messi, Mascherano, Cambiasso, etc) e o silencio imperava quando era falado os nomes dos outros... quando falou o camisa 7 do Brasil, só eu fiquei gritando Elias! Vai Corinthians!!!
O torcedor árabe é muito chato... parece jogo de vôlei... quando o Messi (ou Robinho, ou Gaúcho) pegavam na bola, era uma gritaria só... coisa de mulher... ainda bem que o Kaka não jogou... senão seria ensurdecedor os barulhos... Mas vendo o jogo era quieta... volta e meia tinha uma salva de palmas eternas... e as Olas??? Que saco!!! Olas eternas! Dando 5, 6 voltas no estádio...
É uma merda ver o jogo atrás do gol... ainda mais em um lugar tão baixo. Mas foi legal... um pouco... fiquei atrás do gol que o Brasil atacou no primeiro tempo, o mesmo que o Messi fez o gol. Quando a bola ia para o outro lado do campo, não tinha noção alguma de profundidade... tinha que acompanhar pelo telão para saber se estava perto da área. De animado mesmo foi só o lance do Daniel Alves na trave, que estava na minha linha, se a bola passasse por cima, viria direto para a minha mão. E o lance do Messi, que saiu driblando e fez a bola lamber a trave. E os árabes deliraram com esse lance... na torre do lado do estádio, também tinha um telão... e toda a vez que passou o lance os árabes gritavam... era muita gritaria.
Chegou o intervalo... saí para ir no bar comprar bebida... Estádio moderno e 'oscaramba' mas para pegar bebida era pior que o Pacaembu. E caro!!! Era e mesma coisa... Um monte de garrafa de Big Coke e serviam no copo... água já não tinha mais... apesar de a lanchonete do estádio ser Burger King, não tinha comida... cada copo de refri era quase R$10,00! Não tinha nada de alcoolico... quero só ver como eles vão fazer copa do mundo sem poder vender cervaja nos estádios e bares!
zona que era para conseguir bebida |
Hora do segundo tempo... no show do intervalo, teve uma premiação lá... tava o Capita, Zidane, e mais uns caras que eu não me lembro mais...
O segundo tempo foi o mesmo marasmo... na verdade, foi um jogo chato... a torcida era chata... e ainda tinha uns árabes do nosso lado, que repetiam tudo o que a gente falava... "Pega!" ele eles repetiam... "Vai Elias!" e o papagaio repetia... "Porra Filadaputa!" e eles falavam também sem saber o que era... a torcida árabe é estranha... do nada ficava um silencio que quase dava para escutar os jogadores dentro de campo...
E o jogo continuou chato.... até que em um lampejo do craque Messi! Como joga bola o Messi... craque... se livrou dos jogadores, recebeu o tranco e ainda assim prosseguiu na jogada... se fosse o Robinho, Ronaldinho ou Neymar, estariam no chão reclamando... o Messi foi pro jogo, e fez um golaço.
Todos sabem que eu gosto da Argentina.. torci pelo Brasil, torci pelo Elias, Jucilei e André Santos... mas eu gosto da Argentina... Gostei do resultado... "Bamos Bamos Argentina, Bamos Bamos a Ganar, que esta barra Quilombera! No te dejas No te dejas de Alentar!!!"
Gol do Messi no Telão |
Foi legal... E teve a mesma zoninha e transito para ir embora para o hotel...
Depois eu falo sobre O Qatar e Doha...
4 comentários:
Legal o seu relato. Vou colocar um link no blog do squash...
Fala André,
Tudo certinho?
Legal. Pena que não deu para o Brasil!
Flávio Bevilacqua
Muito legal o post, Peixola.
Pra vc ver, os caras tem bastante grana, mas a administração em si ainda é muito porca em vários ângulos, como se pode perceber pelas coisas que vc falou no post.
Parabéns pelo blog, abraços.
VOLTA, CARLITOS TEVEZ!!! (Que Iarlei e Souza nao servem pra DOHA nenhuma!!!)
Abs!
Postar um comentário