quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Diário de Bordo 03: Dirigir em Oman



 

Outro dia fui pra Muscat, a capital de Oman, para levar a turma que está indo embora ao aeroporto, na ida eu fui de passageiro, dormindo, mas na volta...

Foi uma das piores viagens da minha vida... não pela condição da estrada, que é ótima... mas foi um saco... Duas horas e meia de linha reta... nenhuma curvinha para animar... e algumas 'round abouts' (que falarei depois)... o limite é 120Km/h e tem um radar a cada 2-3Km... não dá pra agüentar...

Como aqui só tem carrão, neguinho pisa mesmo... estou com um Ford Focus sedan, bom carro, que custa aqui por volta de 20K um novo. E é carro merda aqui... só tem merca, BMW, muitos toyotas e carros que nunca vi... já cruzei com alguns porsches e corvettes... muito carro top. Aqui, como não tem imposto, é muito barato comprar carrão... e como a gasolina é barata, 50 centavos o litro, não tem carro econômico, é normal ir no supermercado, e encontrar no estacionamento carro vazio com o motor ligado... primeiro por que ninguém rouba o carro, e segundo, para manter o ar condicionado rodando...

Sohar, é cortada pela estrada que vem de Muscat, a Sultan Qaboos... então quase todo perímetro urbano, é feito pela estrada... não tem semáforo aqui, tem 'round abouts', que são rotatórias... mas não são simples rotatórias...

O povo dirige muito mal e tem muitos acidentes aqui... quase todos nas round abouts...

O esquema da round about é o seguinte... são dias faixas em toda a pista, incluindo nas RA, quem está na faixa da esquerda só pode fazer o que quiser, mas quem está na faixa da direita tem que entrar na direita, seja na primeira a direita ou na segunda (ir reto), não pode continuar a rotatória.

A preferência é sempre de quem está na rotatória, só que o cara que está na faixa da esquerda da RA, pode virar a direita a qualquer momento... então, não adianta entrar pela faixa da direita pra ir reto... pq ninguém sabe o que o cara que já está pode fazer... por isso tem que esperar até estar livre para entrar... então no final do dia, rola um transitozinho básico...

Cada RA tem um monumento... na Sohar RA, tem um globo que parece o do prédio do Planeta Diário... na seguinte, tem um Incensário, na outra uma fonte com cascatas, onde os indianos vão se refrescar no final do dia...


 

Se alguém quiser me visitar, é só seguir a Sultan Qaboos, em direção ao porto de sohar, passou a RA do incensário, é a segunda entrada a direita, no prédio cor de rosa... Eu ainda não sei o endereço de onde eu moro, eu perguntei pro zelador do prédio, mas o zelador (indiano) não sabe... que beleza... ele nem sabia o número do prédio... foi olhar na fachada... e disparou uma frase inteira em árabe, que deve ser o nome da rua... eu desisti.

Os Omanis são os reis do pedaço... largam o carro de qualquer jeito nos estacionamentos... já vi um cara parando em vaga em 45° ao contrário, formando um ângulo de 90 com a vaga, matando assim três vagas de estacionamento...

Dirigir aqui é uma aventura... mas tudo deve ser feito de carro... primeiro por que é numa estrada, depois por que o calor é muito alto e ninguem passeia pela rua.


 

Nenhum comentário: