terça-feira, 14 de setembro de 2010

Diario de bordo: 01

Dia 01

Após ficar 27 horas em transito (Casa-GRU-Dubai-Muscat) cheguei ao Hotel Íbis de Muscat por volta das 5 da manhã do horário local.

Muscat é uma cidade grande... As avenidas são largas e limpas, quase a totalidade dos edifícios são brancos ou cremes, e muitas construções lembram fortalezas antigas. Há certa influencia dos portugueses, pois Omã foi dominada por eles muitos e muitos anos atrás.

Logo que saímos do hotel, o primeiro ‘tapa na cara’ de calor... Aqui é muito quente... A temperatura estava por volta de uns 36°C. Fomos conhecer o Souq de Muscat, é o mercado tradicional deles, muitas barracas de incenso, jóias em prata, roupas típicas e artesanato. Guardas as devidas proporções, lembra o Mercado de Salvador. Este Souq fica junto ao Porto de Muscat, onde pudemos ver o pequeno iate do Sultão... Algo magnânimo... É absurdamente grande!!! Na “Beira-Mar”, tomamos um suco local, teve gente que tomou suco de Romã, eu tomei Lemon Mint... Uma limonada batida com Hortelã, muito bom... Estamos acostumados com abacaxi e hortelã, mas essa combinação de limão + hortelã é muito saborosa... Não sei se o limão que eles usam cá é o mesmo do Brasil.

Após esse passeio local, fizemos um passeio de paulista, ou seja, fomos ao shopping! Ou pelo menos era quase um shopping... Fomos a uma loja de departamentos, e o preço de roupa aqui é muito bom... 1 Omani Rial equivale a 5 reais... Camisas sociais, boas, bonitas, saem por 30-40 reais, mesma coisa para calças jeans... Camisetas básicas, brancas, o pacote com 3, de 100% algodão, custam 15 reais... Só vi, não comprei nada...

Fomos a outras galerias a procura de uma loja Caterpillar, pois o Reinaldo, que é a pessoa que vou substituir, queria comprar uma bota de segurança. Encontrou. Bota linda, por 150 reais. Algo que custaria no mínimo 300 reais no Brasil. Arrependi-me de comprar uma bota genérica pelos mesmo 150 reais.

Acabou o passeio e voltamos para jantar no hotel, pois seguiríamos o caminho para Sohar, site da Vale, às 6 da manhã. Comi um rib eye steak com baked potatoes e molhos de manteiga com limão e maionese com alho... Estava muito saboroso. Para sobremesa, fomos no hotel vizinho que tinha um sports bar onde vendia cerveja. Tomamos uma cervejinha enquanto os omanis jogavam sinuca. Presenciei uma cena inusitada, ao ir ao banheiro, tinha um Omani no mictório, com a saia levantada até a bunda, uma imagem bizarra.

Cerveja tomada, hora de ir para a cama.

Dia 02

Tomamos café da manhã no hotel, e seguimos viagem para Sohar... Estrada chata... 240 km de retas... Com muitos radares... Duas horas e meia depois, chegamos ao apartamento que será meu lar e do Ronaldo pelos próximos dois meses. Lindo o lugar! Tudo bem que o prédio é cor de rosa e o número do apartamento é 24, mas vale a pena! Uma ampla sala, com um Pé direito de uns 4 metros... Duas excelentes suítes, e uma cozinha grande e montada, com geladeira duplex, micro ondas, fogão e forno em duas partes, tudo em inox. E quando ligo a TV, um “bom” presságio... Na Abu Dhabi Sports, estava passando o jogo do Corinthians... Bom entre aspas por que perdemos essa porra de jogo! Caceta do tamanduá! Outro pênalti perdido!!!

Fomos ao mercado Lulu, o Mario daqui para abastecer nossa residência. Difícil andar no super mercado... Muita coisa desconhecida... Compramos o básico, algumas comidas congeladas, frutas, sucos e muita água!!! No estacionamento a temperatura estava em 43°C... Era bom eu ir me acostumando.

Compras devidamente organizadas, fomos conhecer o site... O refeitório estava encerrado, comemos numa pizza hut ali perto... Diferente da ‘nossa’, comi no Buffet de saladas e o que eu pensei ser um pastelzinho de kafta, mas que quando chegou, era um grande calzone! Gigante... Interessante o gosto, bem apimentado.

Voltamos para o site, um calor absurdo... Não era por menos... No termômetro da porta dos escritórios, na sombra, marcava 49°C!!!

Tivemos uma reunião com os indianos que farão a instalação da rede de gases especiais. Muito difícil entender o sotaque indiano... E o cara sempre respondia OK... Ou o cara também estava perdido ou iria resolver todos os problemas do mundo! Duas horas e meia de reunião depois, encerramos o expediente e surpreendemente a temperatura estava bem agradável... 38°C! Após o calor da hora do almoço, essa eu tirava de letra!

Voltamos para o apartamento, banho tomado e agora vou sair para jantar...

Aguardem os próximos capítulos! assim qui poss[ivel eu subirei umas fotos